sexta-feira, 14 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem


Queridos colegas e outros participantes,


 No encontro presencial, meu grupo ficou com o texto "Meu primeiro beijo” de (Clarice Lispector), a partir deste texto fizemos a análise dele e como se tratava de uma atividade para 9º ano (8ª série), propusemos que os alunos fizessem uma narrativa contando como foi a experiência para sua primeira viagem à praia. Por que à praia? Porque no texto cita excursão e vista para a serra.

A princípio, alguns colegas de outros grupos acharam que este texto era muito "forte" para está série. Mas, após nossos argumentos, conseguimos convencer alguns cursistas.

Acreditamos que cada série tem sua fase e suas interpretações e por isso consideramos que o texto não era tão pesado como parece. Até porque está dentro do contexto da realidade de muitos. Logo apontamos alguns aspectos como elementos de coesão num texto para que os alunos pudessem identificá-los e quais suas funções para se obter uma coerência.


Quanto aos textos de Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly e Roxane, discutimos sobre sequência didática nas diversas atividades de leitura e escrita, não esquecendo a oralidade.


Professor Levi de Oliveira Leal                                                                        

                                                                                                         14/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário