quarta-feira, 5 de junho de 2013

Aprendendo a ler - uma experiência e tanto!



Eu me lembro de quando passei do 4º. Para o 5º. Ano – ganhei um livro de presente da minha professora. O nome do livro era: Boas Maneiras e, ainda lembro-me muito bem, que alguns personagens eram esquilos que moravam em árvores, e outros eram ursos que adoravam mel. Porém, as colmeias ficavam justamente nas árvores dos esquilos os quais eram prejudicados pelos ursos. Porque os ursos ao apanharem o mel derrubavam as folhas mais verdinhas (as que ainda estavam crescendo) deixando dessa forma os esquilos sem a sua principal alimentação. E assim, o conflito ficava cada vez mais intenso. Até a chegada da dona Coruja que com sua sabedoria fez a mediação entre os desventurados brigões.
Pela primeira vez lia sozinha e ia tentando entender cada linha. Confesso que não tinha conhecimento dessa palavra (esquilo). E ficava me perguntando se ela existia de verdade ou se era só naquele meu primeiro livro paradidático!

Um abraço
Joana

Um comentário:

  1. Boa experiência Joana, minha primeira leitura foi quando eu estava na 2ªsérie. Livro didático com a fábula: A raposa e a Galinha. Minha professora amável e dedicada Neuza,em 1983 e 1984. Escola Milton Silva Rodrigues. Tempos estes que sinto saudades e os alunos se dedicavam muito para aprender. Sempre, na minha infância, fui tímido. Ficava vermelho e meus colegas me chamavam de pimentão. Nossa! Não dá para esquecer. Isso sempre ocorria nas aulas de leitura. Gaguejava muito. Hoje, superei este trauma e sei respeitar meus alunos que sofrem com este problema. Parabéns Joana! Levi

    ResponderExcluir