segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem para o texto "Pausa" de Moacyr Scliar

Público alvo: 9.º ano

Objetivos: despertar a sensibilidae do aluno para o texto literário, revisar os elementos essenciais de uma crônica.

Preparação para a leitura:

- Levantamento de hipóteses das expectativas dos alunos em relação ao assunto e o título do texto;

- Informaçôes sobre o autor da crônica.

Leitura silenciosa e oral compartilhada.

Após a leitura:

- Verificar o que mais chamou a atenção dos alunos na história.

- Qual o tema discutido?

- Ligação entre as hipóteses e as respostas que os alunos obtiveram depois da leitura. O que se confirmou? Quais foram negadas?

Exploração do texto:

- Questões de compreensão e interpretação.

Revisão do gênero crônica:

- Retomando o texto lido, enfatizar com os alunos os elementos da narrativa.

"A narrativa é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagens e um narrador que relata os fatos. O tempo e o ambiente são outros elementos importantes. O enredo é o desenrolar dos acontecimentos e geralmente está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.

Atividade proposta:

- Pesquise uma outra crônica do autor e destaque os seus elementos essenciais
 
 
Professora Márcia Eliana Moya

Nenhum comentário:

Postar um comentário